quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mais transformações

Uma pessoa da qual me admiro muito disse em salas de aula: "Se quiser entender como esta tudo acontecendo tão rápido e essa transformação é visivel a todos, pergunte a uma criança e a um velhinho sobre tecnologia, sobre computação". Com toda certeza a resposta será assustadora. Sua avó fica á frente da televisão o dia todo, costurando, bordando, e assistindo todos os programas da mesma emissora. Talvez nem do controle remoto ela faca uso. E a criança? A criança tem vários brinquedos que só faltam falar. No computador elas entendem de tudo, procuram novidades, mexem, sem medo ou estranheza. E assim será, cada dia mais, cada hora mais.

As minhas pesquisas para meu projeto experimental, de conclusão de curso, me levam a alguns pensamentos e indagações interessantes. O presidente da Ira fez um blog e comunica com o mundo. Comentários interessantes como o de uma mãe americana desesperada porque tem um filho soldado no Iraque; trazem ainda mais indagações. Ate o presidente do Ira tem um blog. Acreditem. E porque eu, uma simples mortal, sem credibilidades jornalísticas ainda, leiam ainda, não posso ter o meu? Comecemos por aqui. Interessante seria um sistema de cotas para os blogs, alguns diriam. Mas não para negros, mas para as credibilidades alheias. Assim, perderíamos mais uma das nossas conquistas. O Noblat pode ter um blog. Todos vão ler, gostando ou não. Mas e o recém-formados? E o formados em qualquer outra coisa? E os que nunca vão formar? Todos podem escrever sobre o que quiserem, sobre o que lhes for agradável. Ou sobre o que não os for. E é assim que funciona esse novo mundo. De vento em popa. Saindo do forno todos os dias novos formatos e gêneros.

Quando era ainda adolescente, estudando a história do país, sonhava, perguntava aos meus pais sobre a época da ditadura e sempre, mas sempre mesmo, sonhava em como seria ter vivido naquela época. As repressões estudantis, a censura. Uma transformação assustadora ocorrera no país e, agora vivemos outra, só que em uma escala global e a uma velocidade estonteante.

Nenhum comentário: